UMA DÁDIVA DE KEFIR


Doaram-me kefir e estou maravilhada com as suas propriedades nutricionais e probióticas que sabemos serem benéficas para a nossa saúde. Eis o resumo de tudo o que li: 

O QUE É O KEFIR
O kefir, também chamado flor do iogurte, é uma bebida fermentada, tradicionalmente feita a partir de leite de vaca ou de cabra. Originário do Cáucaso, é formado por lactobacilos e leveduras aptos a fermentar,  para além do leite, diversos substratos. As sementes do kefir (ver na imagem) contêm cerca de 30 estirpes de bactérias e leveduras, tornando-se na fonte de probióticos mais rica e diversificada de todos os produtos lácticos. O metabolismo desta colónia de microorganismos consome a lactose do leite e "digere" a caseína e outras proteínas até aos aminoácidos que as constituem, tornando-a numa bebida de muito fácil digestão

FACTOS NUTRICIONAIS

O kefir possui gosto azedo como o iogurte, mas tem uma consistência mais fina. Nutricionalmente apresenta também algumas diferenças relativamente ao iogurte: é muito rico em vitaminas do complexo B, em especial vitamina B2 e vitamina B12, e  é uma excelente fonte de vitamina D. 

PARA INTOLERANTES À LACTOSE
O kefir é normalmente bem tolerado pelos intolerantes à lactose, quando comparado com o leite normal, mas é possível fazer kefir 100% livre de lactose, usando água de coco, bebida de soja ou sumo de frutas.

COMO SE FAZ O KEFIR

Coloca-se uma colher de sopa de grãos de kefir num frasco e adiciona-se cerca de uma caneca de leite de vaca ou cabra à temperatura ambiente ou ligeiramente aquecido a 37º C. Manter o frasco destapado à temperatura ambiente, em locais com pouca luz, durante 12 a 36 horas, até que apresente textura granulada. 

As temperaturas exteriores devem ser as mais constantes, entre 15º C e 40º C,  e quanto maior a temperatura mais rápida será a fermentação. Abaixo dos 10º C o kefir entra em estado de hibernação, por isso, se quiser ficar um período sem utilizá-lo, guarde-o no frigorífico, mas sempre mergulhado num pouco de leite. 

O kefir não se compra, não se vende. É tradicionalmente doado e as instruções de utilização são passadas oralmente. Daqui a algumas semanas também eu terei kefir para doar. ;)




Postar um comentário

Postagens mais visitadas